Clique nas imagens para ampliar
Análise de água para uso farmacêutico para o controle de qualidade
A análise de água para uso farmacêutico usa os parâmetros definidos pela a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, que dispõe sobre a eficácia e a pureza dos produtos farmacêuticos que usam a água como um meio para absorver ou suspender vários compostos.
A análise de água para uso farmacêutico deve seguir algumas condições de acordo com a sua finalidade específcia, para que as funções farmacopeicas da água sejam mantidas e controladas.
O responsável pelo produto farmacêutico deve garantir o monitoramento da água e atentar-se pela manutenção do tipo de água requerida para o seu propósito e seguir as normas das dissertações vigentes.
Tipos de água para uso farmacêutico
A análise de água para uso farmacêutico avalia os 3 tipos principais de água adequadas para o uso farmacêutico: água ultrapurificada (AUP), água purificada (AP) e água para injetáveis (API):
- Água ultrapurificada (AUP): apresenta concentração mínima de íons, baixas concentrações microbiana e de COT;
- Água purificada: feita a partir de água potável e não deve apresentar a adição de outras substância;
- Água para injetáveis: usada na fabricação de produtos que precisem de controle de endotoxinas.
Contaminantes na água para uso farmacêutico
A análise de água para uso farmacêutico visa controlar possíveis contaminações, já que as propriedades da água facilitam que ela seja contaminada mesmo após processos de purificação. Entre os agentes de contaminação destacam-se:
- Contaminantes químicos: de ordem orgânica ou inorgânica, devem seguir os limites estabelecidos para proteger a saúde.
- Contaminantes micribiológicos: podem comprometer a funcionalidade dos reagentes.
A ANVISA estabelece que a água para uso farmacêutico deve ser monitorada e seguir parâmetros estabelecidos pela legislação e estudos específicos. Este monitoramento baseia-se em maioria pelo controle microbiológico, garantindo a qualidade da água para uso farmacêutico.
Saiba mais sobre análise de água para uso farmacêutico
O laboratório Venturo possui uma equipe de profissionais treinados para realizar análise de água para uso farmacêutico de acordo com parâmetros exigidos pela legislação.
A Venturo é acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, para ensaios de análises ambientais. Todo o escopo da empresa está disponível no site da autarquia. Clique aqui para acessar o documento. (http://inmetro.gov.br/laboratorios/rble/detalhe_laboratorio.asp?nom_apelido=VENTURO)
Para saber mais sobre Análise de água para uso farmacêutico
Ligue para 16 3397-5827 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!